Recentes

Reunião ampliada das Mulheres do Skateboard Nordestino

quinta-feira, 6 de agosto de 2020


No ultimo sábado, 01/08/2020, foi realizada reunião ampliada das Mulheres do Skateboard Nordestino, para explicar a proposta da Confederação Brasileira de Skate – CBSk, sobre a criação de um Grupo de Trabalho (GT) exclusivamente formado por mulheres, para atuar junto a CBSK.


Foi aplaudida a iniciativa da CBSk, que é exemplar e um passo importante para a inclusão direta das mulheres nas instancias de decisão, sendo relembrada as dificuldades que mulheres ainda encontram em alguns estados e que essa iniciativa deve ser seguida pelas associações e federações de skate no Brasil.


Diretores da Liga Nordestina mobilizaram as skatistas nos seus estados e repassaram os informes e convite para todas.


Por motivos de força maior, apenas representantes do RN, AL e SE não participaram desta primeira reunião.


Cleo Vidal, do estado do Amazonas, participou como convidada, para assim repassar os informes e mobilizar as skatistas da região Norte do Brasil.


Cada uma das mulheres falou das dificuldades e facilidades em ser skatistas nos seus estados, relatando um pouco da sua vivência no skateboard. A observação comum a todas as falas é que no skate institucional, assim como em muitos esportes, as mulheres ainda não estão em posição de igualdade com os homens, e mesmo com abertura de algumas federações para a participação das mulheres, estas ainda têm pouca atuação institucional, inclusive participação nos eventos.


Os indicativos da reunião :
- Grupo permanente no whatsapp para tratar de assuntos específicos do skateboard feminino.


- Indicação de uma mulher por estado, para atuar como interlocutora no grupo das mulheres do Skateboard nordestino.


- Nordeste é a maior região do Brasil com 9 estados, mas tem apenas 3 federações organizadas e/ou filiadas a CBSk. Para preservar a autonomia e representatividade destas federações, foi sugerido priorizar a confirmação das indicadas pelas federações (Caso do Ceará, Piauí e Bahia) para o GT da CBSk.


O indicativo de algumas instituições coincidiu com a dos coletivos feminino, mas somente serão confirmados na próxima reunião, da segunda-feira, 03/08/2020, as 21h, no Skype.