Recentes

Recordista e tricampeão mundial, Dalua projeta velocidades de até 130km/h com Skate Downhill em Teutônia

quinta-feira, 17 de novembro de 2022


Já chega a 250 o número de atletas confirmados para o Campeonato Mundial de Skate Downhill que retorna para Teutônia, em Linha Harmonia, após três anos. Serão quatro dias com show de velocidade na ladeira mais rápida do mundo. O Malarrara Pro Teutonia 2022 inicia nesta quinta-feira (17) e se estende até o domingo (20) na “ladeira mãe”.

Divididos em oito categorias, os atletas disputarão nas modalidades skate, luge, sled e in line. São estimadas velocidades de 130km/h no skate e próximas a 150km/h no luge. Haverá, novamente, um sistema de medição de velocidade. A expectativa é de nova quebra de recorde.

O evento esportivo conta com participantes de 18 países. Entre eles está o tricampeão e recordista mundial, Douglas Rodrigues da Silva, popularmente conhecido apenas como Douglas Dalua. O atleta carrega também quatro títulos do Sul Americano e tem seu nome, e o de Teutônia, marcados no Guinnes Book, por conta do recorde conquistado na ladeira da Linha Harmonia no ano de 2007, com a velocidade de 112 km/h em cima do skate.

Em entrevista para a reportagem da Rádio Independente, Dalua, que é natural de São Leopoldo, falou sobre sua ligação com Teutônia e o carinho que tem pela cidade. “Retornando para casa, Teutônia foi o lugar que me lançou para o mundo, tenho uma gratidão enorme por essa cidade, por essa ladeira. Tem quatro fotos minhas no Guinnes Book de 2010, está o nome de Teutônia no mundo inteiro, que eu consegui colocar, honrar o nome no livro”, relata.

O atleta conta que estava em processo de aposentadoria do esporte, mas, devido a uma promessa, está de volta a Teutônia para competir: “Eu tinha prometido para mim mesmo que só iria voltar para cá para andar com o asfalto novo, e está aqui o asfalto novo. Então quero dar parabéns ao governo de Teutônia, aos seus gestores, secretários por todo empenho. Existia asfalto a gente sabe, agora é novo, não vai beneficiar só o skate, vai dar mais qualidade de vida para quem mora aqui encima, para quem frequenta esse lugar. Vai movimentar o turismo para quem vai na Lagoa da Harmonia que para mim é uma das coisas mais bonitas que tem aqui na região”, destaca.

Além disso, o atleta reforma que o evento também ajudar a fomentar o comércio local, restaurantes e demais estabelecimentos. “Isso engloba o skate, esse é o nosso prazer, de viajar o mundo e poder levar mais direito para as pessoas, mais dignidade, enfim, estamos sempre nessa luta”, pondera.

Quanto a expectativa para descer a ladeira, Dalua diz que não está mais no nível técnico de anos atrás. “A velocidade atual aqui é na casa dos 120km/h, nós estávamos andando no final de semana e chegamos a 125km/h, deve chegar a 130km/h, que já é surpreendente, o recorde mundial era de 113km/h, porém, o recorde oficial hoje que é de um britânico, é de 146km/h”.




Pentacampeão brasileiro e bi sul-americano, Dalua também é protagonista de um filme. O documentário “Dalua Dowhill” conta a sua busca pelo título mundial em 2010 e 2011, até então inédito. O trabalhou ficou entre os dez finalistas brasileiros do Prêmio Netflix e foi exibido para os moradores de Linha Harmonia, em Teutônia.
Atrações no evento

Após o encerramento das provas, haverá shows ao vivo das 18h às 21h. Nesta quinta e sexta-feira, dias 17 e 18, o acesso ao evento será gratuito. No sábado e domingo, dias 19 e 20, é necessário apresentar ingresso para acompanhar a programação. Ingressos antecipados podem ser comprados no site corujasapp.com no valor de R$ 10. No local os bilhetes custarão R$ 15. Crianças até 12 anos não pagam. O Teutônia Pro 2022 também contará com praça de alimentação.

Fonte: Grupo Independente