Recentes

Daniel Dhers, também conhecido como 'O Chefe': uma inspiração para ciclistas de BMX freestyle

sexta-feira, 30 de dezembro de 2022



O venezuelano Daniel Dhers é considerado o 'padrinho do BMX' por vários motivos.


Um deles é sua idade (37) e sua experiência. Como ciclista de BMX freestyle, ele ganhou quase tudo o que há para ganhar, incluindo uma medalha de prata quando o esporte fez sua estreia Olímpica em Tóquio 2020.


Além disso, Dhers entende que o esporte pode unir as pessoas e, para ele, o profissionalismo ultrapassa o bom desempenho na bicicleta ou o domínio das manobras. Para ele, ser profissional é também ser uma boa pessoa e ajudar os outros ciclistas, contribuindo positivamente para a sociedade e representando o seu país (neste caso a Venezuela) da melhor forma.


Essas qualidades são uma inspiração para muitos ciclistas que, apesar de serem rivais na competição, só falam da admiração e gratidão que sentem pelo venezuelano. Muitos dos melhores ciclistas de BMX freestyle do mundo treinaram por longos ou curtos períodos em sua pista e se tornaram pilotos melhores por causa disso.


De certa forma, Dhers desempenhou um papel importante no pódio masculino e feminino de Tóquio 2020.

Durante as restrições impostas pela Covid-19, em um momento em que os ciclistas esperavam ouvir da UCI (União Ciclística Internacional) sobre o status dos eventos de classificação Olímpica, Dhers levou ciclistas como Ducarroz e Roberts para sua casa para treinar em seu 'Daniel Dhers Complex' particular, na Carolina do Norte (Estados Unidos).

Desempenhou um papel importante para que as duas ciclistas pudessem treinar para Tóquio 2020, onde conquistaram bronze e prata, respectivamente.

“Há um pequeno grupo de atletas aqui, temos os mesmos objetivos e estamos todos trabalhando para os Jogos”, disse Ducarroz na época. “Ninguém tem contato com ninguém fora do grupo. Estamos apenas fazendo o possível para continuar treinando da maneira que pudermos "

Desde então, Roberts e Ducarroz, que chamam Daniel Dhers de 'O Chefe', treinam com frequência em seu complexo.

Fonte: Olympics.com