Recentes

Coletivo promove aulas de skate na divisa de Osasco com SP

quinta-feira, 5 de janeiro de 2023


Atividades gratuitas reúnem crianças e adolescentes entre 5 anos e 16 anos; moradores relatam benefícios das aulas para os filhos pequenos.


O coletivo Piralaize atua desde 2006 na divisa da cidade de Osasco, na Grande São Paulo, com o distrito do Jaguara, na zona oeste da capital paulista, realizando eventos culturais na pista de skate do bairro Vila Piauí, com grafites, atividades esportivas, discotecagem e shows de MC’s locais.

Os próprios moradores limparam o espaço e plantaram árvores com o intuito de deixá-lo mais colorido e torná-lo um ponto de lazer. “Decidimos utilizar o espaço para coisas boas. Em todas as festas que organizamos, tentamos demonstrar o trabalho de todos do bairro”, explica o videomaker Leandro Alves, 34.

Além dele, o coletivo é formado pelo DJ Guilherme Danilo, 32, o representante comercial, Anderson dos Santos, 41, e demais artistas convidados. Como parte das atividades, o trio já convidou capoeiristas para dar aulas gratuitas na pista e palhaços para contar histórias para as crianças.

“Precisamos mostrar os artistas que estão aqui no bairro e dar palco para eles. Apesar de ter a divisão entre São Paulo e Osasco, todos frequentam como se fosse um só lugar”, complementa Leandro.

Hoje, a principal atuação do coletivo é a Escolinha Piralaize, que foi iniciada em 2014 com atividades esportivas gratuitas, mas apenas em agosto deste ano teve como se desenvolver e trazer mais alunos. A intenção era recuperar uma parte importante da história da pista, trabalhando com crianças e adolescentes a prática do skate.

Para que essas aulas fossem desenvolvidas, o coletivo precisou ir atrás de verba. Por meio de um projeto da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, da Prefeitura de São Paulo, o grupo ganhou cerca de 20 skates para iniciarem a escolinha.

Fonte:terra