O Dream Tour 2023 se inicia em abril e pode contar não só com Adriano de Souza, o Mineirinho, mas também com Italo Ferreira. Apesar de não serem permitidos atletas que integram o Circuito Mundial de Surfe (WSL) na competição nacional, existe uma brecha: o campeão mundial de 2019 pode participar da etapa de Baía Formosa, sua cidade natal, no Rio Grande do Norte.
Adriano de Souza foi o segundo brasileiro a vencer a World Surf League. Aos 36 anos, o surfista não compete mais no mais alto nível da modalidade. Por sua vez, o ouro olímpico em Tóquio e atual vice-campeão da WSL segue na luta pelo bicampeonato do CT.
Em evento realizado nesta terça-feira, o presidente da CBSurf, Tuco Padaratz, destacou que a organização conta com a presença do astro em Baía Formosa. O calendário, inclusive, foi feito com esse pensamento, de olho nas "folgas" do Circuito Mundial.
- A gente adoraria ter os maiores surfistas do mundo no Circuito Brasileiro. Através do ídolo que a gente desenvolve um esporte. (...) A WSL abriu essa regra, os atletas estão vindo com essa demanda. Provavelmente, a gente deve ter o Italo no evento, participando como convidado. O Dream Tour quer ajudar a desenvolver o surfe naquela cidade. Não só os grandes ídolos, mas também os campeões das federações locais serão convidados para fortalecer o esporte local - comentou.
Italo Ferreira é ídolo da cidade do Rio Grande do Norte. O surfista foi homenageado, no início do ano passado, com uma estátua.
A etapa de Baía Formosa ocorre entre os dias 19 e 27 de setembro, na Praia do Pontal. Os Finals da WSL, no qual os cinco melhores surfistas do ranking mundial disputam o título do Circuito, acontece entre os dias 7 e 15 de setembro.
Caso não chegue ao Finals, disputado em Trestles, nos EUA, Italo Ferreira encerra a sua participação na WSL 2023 em meados de agosto, na etapa de Teahupo’o, no Taiti. Ele teria, portanto, um tempo maior para descansar de olho na etapa em sua cidade natal.
Adriano de Souza e Silvana Lima, atual campeã do Circuito Brasileiro e atleta com currículo olímpico, são dois destaques entre os 88 surfistas que estarão presentes em cada etapa. Os dois fazem parte do ranking do CBSurf PRO.
DREAM TOUR 2023
1ª etapa - 11 de abril a 19 de abril, Plataforma de Atlântida em Xangri-lá (RS)
2ª etapa - 4 a 12 de julho, Praia do Pico em Matinhos (PR)
3ª etapa - 30 de agosto a 7 de setembro, Praia Mole em Florianópolis (SC)
4ª etapa - 19 a 27 de setembro, Praia do Pontal em Baía Formosa (RN)
5ª etapa - 14 a 22 de novembro, Barra da Tijuca no Rio de Janeiro (RJ)
6ª etapa - 12 a 20 de dezembro, Cacimba do Padre em Fernando de Noronha (PE)
Fonte: Lance