O tradicional pico do Zé Pequeno, na Praia do Bairro Novo, em Olinda, recebe neste fim de semana (30 e 31 de agosto) a segunda etapa do JIsk Apresenta Surf Kids Geração Futuro (SKGF) 2025. O evento reúne jovens talentos do surfe pernambucano e nordestino e reforça a importância da base para o futuro do esporte.
Ao todo, 80 crianças atípicas terão a primeira experiência no surfe. A Secretaria de Educação da Prefeitura de Olinda organiza a atividade em parceria com a Federação Pernambucana de Surfe (FEPESurf). Além disso, a estrutura contará com transporte, materiais e instrutores preparados para receber os participantes.
A prefeita de Olinda, Mirella Almeida confirmou presença e destacou a relevância da iniciativa: “É com muita alegria que Olinda recebe uma ação tão importante para a prática do esporte e que valoriza e defende a participação de crianças atípicas. Somos sempre a favor de mais esportes para todas e todos.”
Disputas no fim de semana
As baterias começam no sábado (30), às 7h, com as categorias Sub-14 e Sub-12. No domingo (31), será a vez dos atletas mais novos, das categorias Sub-10, Sub-8 e Sub-6. Na mesma data também acontecem as finais de todas as disputas.
A maratona de três eventos de surfe no tradicional pico do Zé Pequeno, teve início no fim de semana passado, 23 e 24/08, com as disputas do evento da Associação Olindense de Surf-ASO, chancelado pela Federação Pernambuca de Surf – FEPESurf, o Rusty Power Surf Olinda, continuará com o JIsk Apresenta Surf Kids Geração Futuro 2025, para nos dos dias 05 a 07/09, acontecer a segunda etapa do Fu-Wax apresenta Jisk Pernambucano de Surf 2025.
Destaques do Circuito 2025
Nas categorias masculinas Subs 06, 08 e 10, do Rio Grande do Norte vem Salomão e Samuel Oliveira que dominaram se revezando entre a primeira e segunda colocação na primeira etapa. Entre os Subs 12 e 14, o paraibano Fernando Medina, além do pernambucano Leonaldo Mateus, que integra a seleção pernambucana representando o estado no evento nacional da Confederação Brasileira de Surf – CBSurf.
No feminino, o destaque vai para o chamado “Quarteto Fantástico”: as pernambucanas Kaila Brotherwood, Nicole Silva, Emily Matias e a potiguar Bibi Guimarães, que representa Pernambuco.
Com 11 anos de história, o Surf Kids Geração Futuro é um dos torneios mais tradicionais do Brasil voltados às categorias de base. Em 2025, o circuito conta com três etapas válidas para o ranking estadual da FEPESurf. A primeira ocorreu na Praia do Cupe, em Porto de Galinhas, e reuniu 116 jovens surfistas em boas ondas de até dois metros no pico do Borete.