Recentes

Capital sedia V Encontro Paraibano de Parkour com apoio da PMJP

quinta-feira, 4 de agosto de 2016



Neste final de semana, João Pessoa será sede do ‘V Encontro Paraibano de Parkour’ – modalidade esportiva ainda pouco conhecida, mas que vem crescendo em número de praticantes no Brasil. Na Capital, o evento deve reunir praticantes de várias localidades do Nordeste entre os dias 6 e 7, sábado e domingo, na Praça da Amizade (Rangel), Praça da Paz (Bancários) e Skate Plaza (Retão de Manaíra).

O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer) e tem como objetivo dar visibilidade ao esporte e atrair novos praticantes, como destaca Jason Alexander, coordenador de esportes radicais da Sejer.

“Entendemos que o Parkour tem seu espaço, e fazer essa parceria é importante para promovermos a política pública de juventude e esporte. Observamos que esse encontro é uma ótima oportunidade para integrar nossos jovens através de uma prática que trabalha o corpo e a mente e que também prega o respeito ao próximo e estimula a própria cidadania”, afirmou.

Para participar do evento, os interessados podem se inscrever gratuitamente pelo link https://goo.gl/Rc1rWE. Mais informações pelos fones 98782-9682, 98881-4505 e 99679-7868.

Programação - De acordo com a organização do evento, no sábado (6), às 8h, haverá um workshop para os participantes, com orientações sobre o esporte, técnicas e história do Parkour, ministrado no Centro de Referência da Juventude (CRJ) do Rangel, que fica localizado na Rua Elias Cavalcante de Albuquerque. As 19h, no mesmo local, acontece uma reunião com profissionais de Educação Física e praticantes do Parkour.

No domingo (7), a partir das 9h, o V Encontro Paraibano de Parkour será realizado na Praça da Paz, no bairro dos Bancários. Às 14 será a vez do Skate Plaza, no Retão de Manaíra. Ainda de acordo com a organização, durante a realização do evento os atletas de fora da Paraíba poderão ficar alojados no Centro de Referência da Juventude (CRJ) do Rangel. O equipamento estará disponível a partir de sexta-feira (5).

Sobre o Parkour – É uma modalidade que significa a arte de deslocar-se de um ponto para o outro rapidamente, usando técnicas para saltar os obstáculos como rampas, escadas, muros, corrimãos, calçadas, árvores, qualquer lugar onde se possa escalar e explorar apenas com os recursos do corpo de forma ágil e superando seus limites.

Essa pratica traz como benefícios o fortalecimento dos músculos, desenvolvendo a agilidade, a concentração, o dinamismo, a força de vontade, fortalecendo o corpo e a mente. Essa modalidade pode ser praticada por homens e mulheres. Os homens que praticam esse esporte são chamados de “traceur” e as mulheres “traceuse”.